Workshop Manejo Biológico

News

Publicado em 15/08/2023 às 10h20, por: Coplana

A Coplana e a Socicana promoveram, no dia 10 de junho, o Workshop Manejo Biológico, uma iniciativa dentro do projeto que leva o mesmo nome e que foi lançado em setembro de 2021. O objetivo é estimular o uso desse tipo de insumo em cana-de-açúcar, amendoim e soja. O projeto cuida da capacitação de produtores e das equipes técnicas da Cooperativa e da Associação, como forma de desmistificar o manejo esclarecendo sobre seu papel para a sustentabilidade das lavouras.

O produto biológico pode ser introduzido gradativamente na produção e pode ainda haver o uso combinado de biológicos e químicos. Sempre levando em consideração as orientações dos agrônomos e passando por um período de adaptação, os pesquisadores destacaram, durante o workshop, os benefícios de curto, médio e longo prazo.

O Prof. Dr. Alexandre de Sene, docente da Instituição Universitária Moura Lacerda, trouxe exemplos da comparação dos produtos biológicos com os químicos. “Para a broca da cana, a eficácia dos produtos biológicos é muito semelhante à dos químicos, ou até superior. Em relação ao período de ação, também é semelhante. Quanto à cigarrinha das raízes, nem sempre a gente consegue uma eficácia tão alta do biológico na comparação a um químico, mas a associação dos dois tipos de produtos é bem interessante.”

Dr. Samuel Roggia, pesquisador da Embrapa, destaca o benefício do uso na cultura da soja. “O controle biológico na cultura da soja é mais uma ferramenta para manejo de pragas. No caso de percevejos, que é uma praga ainda bastante desafiadora, a gente consegue, usando produtos biológicos, ter um bom controle, em alguns casos. Em outros, é preciso complementar com o controle químico.”

O Prof. Dr. Odair Aparecido Fernandes, da Unesp Jaboticabal, estuda a cultura do amendoim, em que são encontrados os maiores desafios. “As variedades de amendoim são suscetíveis a doenças foliares, e há toda uma tradição de se misturar fungicidas, inseticidas e até outros produtos no tanque. São desafios, mas ao mesmo tempo, temos grandes oportunidades de utilizar agentes de controle biológico. Numa frente, está o processo de conservação desses agentes e no segundo momento utilizar produtos que já estejam no mercado, tomando o devido cuidado.”

Produtores que já utilizam o controle biológico

Renato Trevizoli utiliza o manejo biológico há sete anos na lavoura da cana. Ele destacou como é importante para a família. “Usar os produtos biológicos é acreditar num conceito, o conceito da sustentabilidade, que é o ambiente que nós trabalhamos, o ambiente agrícola. O meio rural está emprestado para mim nesse momento, mas terá que suportar outras gerações: meus filhos, meus netos.”

Mario Ogata fez o uso do manejo biológico junto com a equipe técnica da Coplana. Ele recomenda e destaca a importância. “Eu penso assim: sempre que houver a opção entre um biológico e um químico, eu prefiro o biológico. A gente tem uma noção de preservação, de meio ambiente e produtos menos nocivos. Não só para as pessoas, mas para o ambiente também. Então, eu dou preferência para usar biológico, pensando na sustentabilidade.”

Comentários (0)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *