Uso de composto para adubar a cana

News

Publicado em 15/08/2023 às 09h10, por: Coplana

No dia 5 de julho, o Núcleo de Desenvolvimento Lideragro, com apoio da Coplana, promoveu a palestra Alternativas para adubação da cana-de-açúcar, produção e utilização de composto, com o Prof. Dr. Gaspar Henrique Korndorfer, da Universidade Federal de Uberlândia, e participação de cooperados e equipe técnica da Cooperativa.

Na palestra foram apresentadas alternativas para a adubação de cana planta, cana soca e correção de solo. Com os altos preços dos fertilizantes, a busca por alternativas é fundamental para amenizar os custos de produção, e os resíduos gerados, por exemplo, pela usina, como a torta de filtro, vinhaça e cinza, são opções de substituição à adubação convencional mineral. Outros materiais orgânicos também podem ser utilizados, como a cama de frango e de confinamento.

Para o Prof. Gaspar, a dose de adubo não deve ser calculada com base somente na análise de solo e produtividade da área. Precisa levar em consideração o custo do fertilizante em relação ao preço da cana. A aplicação de um volume maior de adubo implica diretamente em aumento nos custos, mas não representa necessariamente maior produtividade e maior retorno financeiro ao produtor. Portanto, é preciso encontrar um equilíbrio.

Ao optar pelo uso dos resíduos, o pesquisador alerta para a necessidade de uma transição gradativa. “Esses materiais não estão disponíveis em grande quantidade. Não se pode virar a chave de uma hora para outra, sair dos produtos convencionais para a agricultura orgânica. Não serve para todo mundo, mas para aqueles que têm a oportunidade, a mudança é muito importante no momento, por conta dos preços elevados de fertilizantes”, afirma o Prof. Gaspar.

Outra questão à qual o produtor deve estar atento é a diminuição da produtividade da cana-de-açúcar ao longo dos anos, que está relacionada a vários fatores, mas principalmente ao regime hídrico nos últimos cinco anos. Mais um motivo para buscar alternativas.

No uso dos produtos alternativos é preciso também garantir a procedência. “Você precisa caracterizar de forma adequada. Analisar a quantidade de nitrogênio, fósforo, potássio e micronutrientes, ter essa composição para que a adubação seja mais qualificada dentro do que é requerido para a cultura”, alerta o pesquisador.

Podem ser usados ainda os adubos organominerais, que são uma mistura de adubos minerais e matéria orgânica, com benefícios, como sua qualidade superior, aumento da produtividade e menor custo.

“Para fazer frente ao alto custo, a busca por alternativas e soluções regionais é de extrema importância. Isso assegura a continuidade do setor produtivo. Assim, trazer um profissional para discutir e levar essa informação direta aos produtores é de grande valia. Podemos levar esse conhecimento ao campo, e, assim, torná-lo prático”, concluiu Bruno Modesto Homem, coordenador do Núcleo Lideragro

Comentários (0)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *