Reunião Técnica do Amendoim

News

Publicado em 15/08/2023 às 10h35, por: Coplana

No dia 13 de julho, o Núcleo de Negócios Amendoim, com apoio do departamento de Tecnologia Agrícola e Inovação da Coplana, promoveu a Reunião Técnica do Amendoim.

Os temas tratados foram: Manejo de Adubação, Resultados de Pesquisas –  Época de Plantio e População de Plantas e Projeto Ambiamendoim e Uso de Inoculantes.  Durante a reunião, produtores e palestrantes discutiram os resultados das pesquisas apresentadas, tiraram dúvidas sobre as lavouras e as técnicas de manejo para a próxima safra.

O Prof. Dr. Carlos Alexandre Crusciol, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, FCAV/Unesp Jaboticabal, apresentou o estudo desenvolvido com a Cooperativa. O principal objetivo foi através da adubação com macronutrientes, proporcionar um aumento da produção e consequente ganho econômico. “O agricultor, em sua maioria, ainda aduba pouco a cultura. O estudo é para mostrar que esses materiais têm um potencial muito grande de resposta e de aumento de produtividade em uma limitação, visto que muitas vezes algumas regiões são de arrendamento. A única forma de a gente verticalizar essa produção seria melhorando a eficiência fisiológica dessa planta. O produtor, em sua maioria, vem de uma experiência do passado, em que os materiais eram menos produtivos e não respondiam tanto à adubação.” Ele concluiu lembrando que os estudos também revelaram que em solos com altos teores de fósforo e de potássio, a planta não responderia, mas, em solos com esses nutrientes em níveis médios e baixos, a resposta seria muito positiva.

Já Dr. Denizart Bolonhezi, do IAC (Instituto Agronômico), destacou a importância dos estudos e seus benefícios para as lavouras. “Para qualquer atividade de produção agropecuária, você vê a eficiência de um produtor pela quantidade de informação que ele aplica por metro quadrado de área produzida, porque é diretamente proporcional. Quanto mais conhecimento e tecnologia por metro quadrado, maiores os retornos.” Ele ressaltou que essa troca de conhecimento agrega valor, com reflexos para toda a sociedade. “Hoje aqui no evento da Coplana, nós estamos no lugar certo, nessa parceria entre cooperativa, instituição de pesquisa, como o IAC, e a universidade. É essa integração que faz o Brasil crescer.”

O engenheiro agrônomo da Cooperativa, Denis Menezes, apresentou um estudo, que está desenvolvendo em sua pós-graduação sobre o uso de inoculantes. “O objetivo é trazer ferramentas para o produtor aumentar sua produtividade e tornar a cultura do amendoim uma cultura mais sustentável.”

No encerramento, Lucas Agostinho, Coordenador do Núcleo de Negócios Amendoim, ressaltou os principais pontos abordados. “As palestras de hoje foram fundamentais para contribuir: como no caso do Prof. Crusciol, que falou sobre o posicionamento de adubação, num momento como esse em que está tudo muito caro, ajudando o produtor a economizar, usando a quantidade certa para ter o resultado que ele precisa.

Dr. Bolonhezi abordou sobre sementes e plantabilidade e também falou em economia no manejo. E o Denis, que falou sobre o manejo biológico, falou do dia a dia. Hoje, o produtor está investindo muito no biológico por conta de residual, qualidade de pulverização e um resultado com custo mais baixo. Gostaríamos que mais produtores estivessem aqui hoje, pois as palestras trouxeram informações muito relevantes para o produtor de amendoim.”

Comentários (0)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *