Os desafios de hoje e do futuro para o setor da soja
News
Publicado em 15/08/2023 às 09h20, por: Coplana
Coplana participa do principal evento do Mercosul
Entre os dias 16 e 19 de maio, a Coplana participou, na cidade de Foz do Iguaçu/PR, do IX Congresso Brasileiro de Soja, (CBSoja), realizado pela Embrapa Soja, e do Mercosoja 2022, organizado pela Asociación de la Cadena de la Soja Argentina (ACSOJA).
Os eventos são a principal iniciativa do setor no Mercosul e, neste ano, o tema foi “Desafios para a produtividade sustentável no Mercosul”. Ao todo foram apresentados 288 resumos de trabalhos técnico-científicos, de áreas como: ecologia, fisiologia, entomologia, plantas daninhas, melhoramento e biotecnologia, nutrição vegetal, segurança alimentar e sementes.
O presidente da Coplana, Bruno Rangel Geraldo Martins, destacou a oportunidade de acesso, da Diretoria e equipe técnica, ao conhecimento mais atual gerado nas empresas e centros de pesquisa. “Nesse evento, pudemos ver uma quantidade grande de trabalhos que estão sendo feitos na cultura da soja, visando à maior produtividade, melhor controle de plantas daninhas e melhor conservação do solo. Foi muito importante os nossos agrônomos estarem presentes, porque a cultura vem tomando uma proporção maior no estado de São Paulo, principalmente em nossa região, e também em rotação com cana-de-açúcar. Nossa equipe pôde absorver bastante conhecimento para posteriormente repassar aos nossos produtores, sempre buscando maior produtividade, melhores resultados.”
Sergio de Souza Nakagi, presidente do Sindicato Rural de Jaboticabal e diretor-secretário da Coplana, destacou o uso de biológicos na cultura. “Estamos notando um aumento de empresas voltadas a produtos biológicos, tanto para controle de pragas invasoras, como no controle de insetos que causam danos na lavoura da soja. São produtos condicionadores de solo, ou que ajudam na disponibilização do fosfato. Essa é uma tendência mundial: o menor uso de produtos químicos, pensando na pegada de carbono. Até empresas de químicos estão com linhas de biológicos dentro do seu portfólio. O momento para a soja está muito bom, tanto em preços, como em produtividade. Os investimentos em pesquisas para novas variedades de soja mais produtivas também estão em alta.”
Eduardo Pacífico, gerente da Regional de Jaboticabal, destacou as particularidades da nossa região. “Em relação a muitas questões que foram apresentadas no congresso, vamos fazer uma adaptação para nossa realidade. Para nossa região, a soja é plantada na sequência da cana, em rotação. Então, temos que fazer uma adequação do manejo. Em outros países, a situação é diferente, o plantio ocorre com soja na sequência de soja.”
Inovação junto ao conhecimento que o produtor já tem. Esse pode ser o grande “segredo” para resultados, como afirma Eduardo Rodriguez, gerente de Tecnologia Agrícola e Inovação. “Vimos uma tecnologia extremamente nova, ainda em estudo, com uso de produtos seletivos e ação na parte genética de pragas e doenças, algo com grande potencial. Por outro lado, vimos também a importância de princípios mais básicos, como a implantação da lavoura. A necessidade de cuidar desde o preparo de solo, uniformidade do terreno, regulagem de máquinas, profundidade e distribuição uniforme da semente, etc. É uma série de parâmetros técnicos, que muitas vezes são negligenciados, e isso pode comprometer os resultados. Fazer o feijão com arroz também é fundamental e traz um retorno extremamente positivo para o produtor.”
Comentários (0)