Núcleo da Mulher promove o “Outubro Rosa”
News
Publicado em 16/07/2023 às 20h50, por: Coplana
30 mil pessoas viram a entrevista nas redes sociais
O Núcleo da Mulher Coplana promoveu a campanha Outubro Rosa 2020 com uma entrevista veiculada pelas redes sociais. A partir de visitas técnicas e palestras, o Núcleo sempre esteve conectado a iniciativas na área de capacitação, gestão do conhecimento e responsabilidade social. Com as restrições impostas pela pandemia, as representantes do Núcleo decidiram usar o canal digital para tratar da prevenção do câncer de mama. O entrevistado foi o doutor Idam de Oliveira Junior, mastologista do Hospital de Amor de Barretos.
Danielle Bellodi Baratela, coordenadora do Núcleo, abriu a entrevista chamando todos para participar da campanha. “Aproveitamos este mês muito importante para nós todas. Espero que façam bom proveito desse bate papo com o mastologista, doutor Idam. Este é um assunto muito relevante para nossa saúde”, alertou. Tatiana Raiz Bento, vice-coordenadora, destacou a existência de diversos tipos de câncer de mama e tratamentos. “Hoje, há um preparo muito grande quando o diagnóstico ocorre bem no início, e a única prevenção são os exames periódicos”, afirmou. Thais Nucci, 1ª vogal, falou da importância de se conhecer mais sobre o assunto. “O intuito é esclarecer dúvidas e alertar sobre a importância da prevenção. Vamos nos cuidar e nos amar pelo bem de nossa família”, concluiu.
Durante entrevista, Dr. Idam lembrou que a doença acomete mais 66 mil mulheres anualmente, no Brasil, e representa 2 milhões de casos novos em todo o mundo. “Este é um problema que pode bater à porta de qualquer um de nós. Precisamos estar cientes dos fatores de risco, meios de prevenção, realizar a mamografia e entender que não é uma condenação e que temos muitas formas de tratar e ter um sucesso”, afirmou. O mastologista alertou, porém, para o risco do diagnóstico tardio. “Os índices de diagnóstico em fase avançada do câncer de mama são alarmantes. Mais de 40% das mulheres se apresentam ao diagnóstico em fase avançada, e isso implica em um tratamento mais extenso, com maior morbidade e menores taxas de sucesso.” Para manter a saúde, o médico indica cuidados essenciais. “Combater o câncer de mama é papel de cada um de nós. Independentemente da classe social ou nível educacional, o câncer de mama pode estar presente. Adotem o quanto antes: hábitos saudáveis de vida, visitas regulares ao mastologista e façam a mamografia. O Outubro Rosa não é somente o laço rosa, é ação, e eu conto com a ação de todos”, concluiu Dr. Idam.
Comentários (0)