Coplana participa do Colombo Peanut Tour nos Estados Unidos

Uncategorized

Publicado em 18/11/2024 às 16h19, por: Coplana

De 21 a 26 de outubro, representantes da Coplana, incluindo membros da diretoria e gerência, participaram do Colombo Peanut Tour, um evento de imersão promovido pela Indústrias Colombo, no estado da Geórgia, Estados Unidos. Com o objetivo de fomentar a cultura do amendoim, a iniciativa reuniu pesquisadores, empresários e representantes de cooperativas e instituições do agronegócio brasileiro, proporcionando um ambiente para a troca de conhecimento e conexões estratégicas com especialistas da indústria norte-americana.

A programação incluiu visitas ao campus da Universidade da Geórgia, em Tifton, ao Parque de Pesquisa de Irrigação Stripling, em Camila, e ao Laboratório Nacional de Pesquisa de Amendoim, em Dawson, onde puderam explorar tecnologias, como o sistema de irrigação variável. A comitiva também acompanhou a colheita em fazendas locais e visitou a unidade da Indústrias Colombo, em Adel. A experiência promoveu a discussão sobre práticas que poderão contribuir para o aprimoramento dos processos no Brasil, e a participação da Coplana reforça seu compromisso com a busca de inovações para a cultura.

O CEO da Cooperativa, Dalmyr Silva Caixeta, destacou a excelência da universidade americana no desenvolvimento de variedades de sementes e comparou com o trabalho de instituições brasileiras, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Agronômico (IAC). “A visita deixou clara a importância da universidade no avanço do plantio de amendoim e a relação próxima da academia com as instituições e, especialmente, com os produtores. O segundo ponto que nos chamou atenção foi a tecnologia e a inovação desenvolvidas, destacando-se a irrigação variável. É um sistema muito tecnológico, totalmente desenvolvido na Universidade, que oferece uma irrigação otimizada, na quantidade ideal de água, o que contribui para maior produtividade e uso sustentável dos recursos hídricos”, afirmou.

Segundo Cesar Mayrink, gerente Corporativo de Implementos da Coplana, a experiência mostrou que, embora os EUA sejam grandes produtores, o Brasil mantém seu nível competitivo em técnicas de cultivo. “O objetivo é trazer para o Brasil as melhores práticas da produção, explorar formas para aumentar nossa capacidade produtiva e aprimorar nossos processos. Eles estão muito avançados, e cada vez que conhecemos novas culturas, como a americana, uma das maiores no amendoim, crescemos também. Importante perceber ainda que não estamos

atrasados em relação a eles, no que diz respeito ao nosso cultivo e manejo”, destacou.

A experiência permitiu identificar modelos que podem ser adaptadas à região. “Conhecemos o processo produtivo do amendoim nos Estados Unidos e observamos de perto práticas avançadas que podem agregar valor à nossa produção. Abordamos temas fundamentais como etapas de colheita, secagem, recebimento e produção de sementes. No roteiro, passamos pela Universidade da Geórgia e visitamos campos de produção, onde tivemos contato direto com produtores locais. A experiência nos permitiu identificar pontos específicos que podem ser adaptados à nossa realidade, contribuindo para a otimização do nosso processo produtivo. Avalio essa iniciativa como extremamente importante, pois além de nos fazer refletir sobre aspectos críticos da produção, também possibilita uma avaliação e comparação valiosas com um país que é referência mundial no cultivo de amendoim”, explicou Eduardo Maniezo Rodriguez, gerente de Tecnologia Agrícola e Inovação da Coplana.

Comentários (1)

1 comentário

  1. Have you evedr thought about addig a little bit more than just your articles?
    I mean, what you ssay is important and everything. But imagine
    if you added some great visuals or video clips to give your posts
    more, “pop”! Yoour content is excelent but with pics and video clips, this blog
    could definitely be one of the vefy best in its field.

    Goodd blog! https://evolution.org.ua

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *