Ampliação da capacidade de processamento visa atender ao crescimento da demanda na região

News

Publicado em 15/08/2023 às 10h45, por: Coplana

A Coplana inaugurou, no dia 10 de setembro, sua nova unidade de grãos, ampliando em 33% a capacidade de armazenamento de amendoim. A Unidade São Carlos está localizada onde era a antiga usina São Carlos, no município de Jaboticabal/SP.

Entre as autoridades convidadas, o evento contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Francisco Matturro, representando o governador Rodrigo Garcia, além do presidente da Organização das Cooperativas do Brasil, OCB, Márcio Lopes de Freitas, o deputado federal Arnaldo Jardim, o ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, o ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, o presidente da Câmara Setorial do Amendoim, Luiz Antônio Vizeu, a ex-secretária de Agricultura do Estado e presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto, Mônika Bergamaschi, o prefeito de Jaboticabal, Emerson Camargo, a presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Renata Assirati, e o vice-prefeito de Guariba, José Carlos Caporusso.

O secretário Francisco Matturro falou de sua satisfação com o empreendimento. “Isso beneficia toda a produção da região, melhora a renda dos produtores e gera empregos. É um orgulho para o estado de São Paulo. Vemos a Cooperativa tão bem conduzida pelo Bruno Rangel e demais diretores. O cooperativismo é a base da nossa agricultura, é onde o pequeno produtor torna-se grande”, afirmou.

O deputado federal Arnaldo Jardim destacou os desafios vividos pela Cooperativa. “É uma unidade de processamento e armazenamento, mas é muito mais que isso. É ter espírito cooperativo, marca da Coplana, que sai muito fortalecida depois desta conquista. Acompanhei pari passu e vibrei com os desafios. A Coplana dando assistência aos seus cooperados, estimulando e criando novas alternativas de financiamento, parcerias e fornecimento de insumos. Contem sempre comigo para apoiar o cooperativismo e nosso produtor rural”, concluiu Jardim.

Capital do Amendoim

O setor experimenta um crescimento consistente ao longo dos anos, sendo Jaboticabal a Capital do Amendoim no estado, entre outros motivos, por ter feito renascer a cultura na década de 1980. O reconhecimento foi importante também para a elaboração do novo Código Florestal, que contou com o empenho do ex-ministro Aldo Rebelo. “Essas instalações da Coplana são mais uma vitória da Cooperativa e dos cooperados. Isso é fruto de muito trabalho e dedicação.  Eu, como relator do Código Florestal, tenho orgulho de participar desse momento, porque sei que a segurança jurídica dos produtores, dos cooperados é uma condição importante para que esse trabalho seja realizado.”

Crescimento da estrutura atende à demanda

O objetivo da Coplana, ao adquirir a área de 56,8 hectares, foi o de atender à demanda dos produtores de amendoim e soja. A primeira fase da estrutura está instalada em 7,4 hectares, com um galpão para recepção e limpeza do amendoim; três galpões de secagem, com 40 conjuntos de secadores; e dois armazéns, com capacidade total para 1 milhão de sacos de amendoim. Nas próximas safras, haverá mais duas etapas de ampliação.

Considerando a capacidade existente, que é de 3 milhões de sacos na Unidade de Grãos de Jaboticabal, a Unidade São Carlos aumentou o armazenamento em 33%, o que representa um total de 4 milhões de sacos em toda a Cooperativa. Quando a planta da Unidade São Carlos estiver concluída, a Coplana poderá receber, no total, seis milhões de sacos de amendoim por safra. “Hoje, temos a felicidade de inaugurar a nossa Unidade São Carlos. Foi um trabalho muito rápido, em que conseguimos levantar a estrutura em um ano e meio, que hoje está dimensionada para receber e armazenar 1 milhão de sacos de amendoim. Com isso, ampliamos não só nosso recebimento, mas também podemos ampliar nossas áreas de plantio, fomentar o produtor para que ele cresça na sua produtividade e lucratividade. É um projeto bastante especial da Coplana. Agradecemos a todos que ajudaram. Em breve, esses armazéns estarão cheios de amendoim”, comemorou Bruno Rangel.

Com a relevância dos volumes da Coplana, há reflexo também nos números do cooperativismo do país, como explica Márcio Lopes de Freitas. “É o trabalho da boa gestão e a seriedade da boa governança que têm conseguido trazer esse processo evolutivo. A Coplana é uma escola de desenvolvimento, progresso e prosperidade, mas acima de tudo de cooperativismo. Nós [da OCB] estabelecemos uma meta para o cooperativismo brasileiro para 2022, e vamos fechar a movimentação econômica das cooperativas em 620 bilhões de reais, em 4.780 cooperativas pelo Brasil”, afirmou o presidente da OCB.

Emerson Camargo, prefeito de Jaboticabal, destacou os benefícios para a cidade. “Jaboticabal tem a felicidade indescritível em ter a Coplana presente em sua terra. Eu quero agradecer a você, cooperado, e a você, cooperada, que fizeram esta história acontecer hoje aqui na Unidade São Carlos, com um investimento que vai trazer não só para o município de Jaboticabal, mas para o estado de São Paulo, o Brasil e o mundo, grandes produções. Muito obrigado, Coplana, por escolher Jaboticabal e continuar aqui liderando o setor do agronegócio da nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

Câmara Setorial na interlocução dos elos da cadeia produtiva

O crescimento da cadeia produtiva exige a organização de todos os elos que a compõem, e a Câmara Setorial do Amendoim é um importante fórum de discussões. “Faz 10 anos que existe a Câmara Setorial, e eu agradeço à Coplana por todo o apoio. Parabenizo por esta obra grandiosa, um projeto muito bonito, que parece grande, mas em breve vai ficar pequeno. Isso é confiança no futuro do negócio, confiança no Brasil, fruto da experiência e do trabalho que a Coplana vem realizando desde a sua fundação. Parabéns, Coplana e cooperados”, afirmou o presidente da Câmara Setorial do Amendoim, Luiz Antônio Vizeu.

Para o produtor rural, a nova estrutura representa, inclusive, o crescimento de seus negócios. “É um orgulho para nós inaugurarmos esta nova Unidade São Carlos para a evolução da Cooperativa em seu recebimento de amendoim. Muito bom participar do evento como um dos representantes do Núcleo de Negócios Amendoim. Se Deus quiser, vamos iniciar a próxima colheita já a todo vapor aqui com este grande investimento que fizemos para os próximos anos na cultura”, afirmou Fernando Ferreira, representante do Núcleo. A Unidade São Carlos torna-se um marco para a Coplana, para Jaboticabal e para a cadeia produtiva no estado de São Paulo e estados vizinhos. Como referência dos volumes na Cooperativa, na safra 2020/2021, a Coplana recebeu 3,573 milhões de sacos ou 89.327 toneladas de amendoim em casca. Já na sabra 2021/2022, foram 4,041 milhões de sacos ou 101.041 toneladas. Essa é mais uma prova da confiança do produtor no empreendimento.

Comentários (0)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *