5º Simulado de Emergência Coplana revela expertise da equipe nas ações de segurança
Uncategorized
Publicado em 21/01/2025 às 13h57, por: Coplana
No dia 6 de dezembro, a Coplana realizou o 5º Simulado de Emergência em sua Unidade de Grãos 1, em Jaboticabal/SP.
O evento foi organizado pelo setor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA), com a participação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e Brigadistas. A iniciativa também contou com o apoio do Corpo de Bombeiros de Jaboticabal, Defesa Civil, Plano de Auxílio Mútuo de Emergência (Pame), Departamento de Trânsito, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Concessionária Econoroeste, Polícia Rodoviária, Gás Local e White Martins.
O objetivo principal é ajustar procedimentos de emergência e definir funções de cada equipe envolvida. A Coplana segue as diretrizes do Plano de Atendimento a Emergência (PAE) e mantém protocolos de segurança em todos os seus setores. “O Simulado abordou o controle de riscos, especificamente em uma situação de emergência envolvendo o gás da unidade, além do resgate a vítimas. Obtivemos um resultado muito positivo”, explicou Mario Roberto Andrade, coordenador de SSMA.
O treinamento envolveu cerca de 100 pessoas, incluindo moradores dos bairros Parque das Araras e Jardim Guanabara, como explica Nilton Gomes, coordenador da Brigada de Incêndios. “Fazemos um mapeamento da vizinhança e comunicações, explicando a importância do treinamento para a segurança e bem-estar da comunidade”, concluiu.
O 1º Sargento PM Dinael Buzinaro Ricardo, comandante da Estação de Bombeiros de Jaboticabal, também destacou os benefícios do exercício. “A importância de realizarmos o simulado é que podemos aferir o tempo de resposta ao atendimento de um sinistro, verificar o desempenho técnico dos brigadistas e a integração entre os componentes do Pame, que atuam no apoio logístico e operacional da ocorrência. Tal iniciativa reforça e garante a segurança dos colaboradores e da comunidade.”
O treinamento segue a Norma Regulamentadora 23 (Portaria 3.214 do Ministério do Trabalho), que trata do Plano de Emergência contra Incêndio, e está alinhado às Normas Técnicas do Corpo de Bombeiros (Instrução Técnica nº 16/2019).
Comentários (0)