Prêmio SomosCoop: Coplana se destaca entre os três melhores projetos do Brasil em inovação

News

Publicado em 06/12/2024 às 16h43, por: Coplana

A Coplana conquistou, no dia 3 de dezembro, o Prêmio SomosCoop, sendo reconhecida entre as três iniciativas mais inovadoras do País. O projeto “Uso de Inteligência Artificial para Estimar a Produtividade do Amendoim” chamou a atenção pela capacidade de impactar a produção com novas tecnologias. O número de inscritos no SomosCoop deste ano superou as expectativas: nada menos que 711 propostas concorreram em seis categorias, de cultura cooperativista à inovação, tema em que a Coplana se destacou.

O evento, que aconteceu em Brasília, é uma realização da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e tem o objetivo de revelar ações que promovam o cooperativismo de forma inovadora, nos âmbitos social e sustentável, em todo o País.

A iniciativa da Coplana teve início em 2021, quando participou de outro concurso da OCB, o InovaCoop, que propôs diversos desafios, como explica o gerente de Tecnologia e Inovação, Eduardo Maniezo Rodriguez. “Nós integramos um projeto de inovação aberta. Então, selecionamos soluções até chegarmos à startup com a qual fizemos a parceria. De lá para cá, temos dado continuidade a esse trabalho, com o desenvolvimento de um software que utiliza inteligência artificial e visão computacional para estimar a produtividade da lavoura de amendoim. Fazendo fotos da cultura, o agrônomo consegue utilizar a ferramenta em campo. Também criamos um módulo de avaliação de maturação do amendoim, com base em imagens”, avaliou Eduardo.

A Coplana tem trabalhado de forma consistente em estratégias voltadas para a inovação, seja na gestão do conhecimento por parte da equipe, nos investimentos em estrutura com uso de tecnologias para automação ou, ainda, na implementação de sistemas, visando à transformação digital. Dessa forma, o prêmio também confirma os esforços na busca por soluções diferenciadas e avanços em seus processos.

Durante a premiação SomoCoop, houve um outro motivo para comemorações: o anúncio da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o papel do sistema em todo o mundo, declarando 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. O reconhecimento trata da importância global do modelo como ferramenta de desenvolvimento sustentável, inclusão econômica e promoção da equidade social. Com a proclamação, a ONU incentiva seus 195 Estados-Membros a fortalecerem o movimento cooperativista em contextos nacionais, regionais e internacionais.

Comentários (0)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *