Coplana participa do Colombo Peanut Tour nos Estados Unidos

Uncategorized

Publicado em 18/11/2024 às 16h19, por: Coplana

De 21 a 26 de outubro, representantes da Coplana, incluindo membros da diretoria e gerência, participaram do Colombo Peanut Tour, um evento de imersão promovido pela Indústrias Colombo, no estado da Geórgia, Estados Unidos. Com o objetivo de fomentar a cultura do amendoim, a iniciativa reuniu pesquisadores, empresários e representantes de cooperativas e instituições do agronegócio brasileiro, proporcionando um ambiente para a troca de conhecimento e conexões estratégicas com especialistas da indústria norte-americana.

A programação incluiu visitas ao campus da Universidade da Geórgia, em Tifton, ao Parque de Pesquisa de Irrigação Stripling, em Camila, e ao Laboratório Nacional de Pesquisa de Amendoim, em Dawson, onde puderam explorar tecnologias, como o sistema de irrigação variável. A comitiva também acompanhou a colheita em fazendas locais e visitou a unidade da Indústrias Colombo, em Adel. A experiência promoveu a discussão sobre práticas que poderão contribuir para o aprimoramento dos processos no Brasil, e a participação da Coplana reforça seu compromisso com a busca de inovações para a cultura.

O CEO da Cooperativa, Dalmyr Silva Caixeta, destacou a excelência da universidade americana no desenvolvimento de variedades de sementes e comparou com o trabalho de instituições brasileiras, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Agronômico (IAC). “A visita deixou clara a importância da universidade no avanço do plantio de amendoim e a relação próxima da academia com as instituições e, especialmente, com os produtores. O segundo ponto que nos chamou atenção foi a tecnologia e a inovação desenvolvidas, destacando-se a irrigação variável. É um sistema muito tecnológico, totalmente desenvolvido na Universidade, que oferece uma irrigação otimizada, na quantidade ideal de água, o que contribui para maior produtividade e uso sustentável dos recursos hídricos”, afirmou.

Segundo Cesar Mayrink, gerente Corporativo de Implementos da Coplana, a experiência mostrou que, embora os EUA sejam grandes produtores, o Brasil mantém seu nível competitivo em técnicas de cultivo. “O objetivo é trazer para o Brasil as melhores práticas da produção, explorar formas para aumentar nossa capacidade produtiva e aprimorar nossos processos. Eles estão muito avançados, e cada vez que conhecemos novas culturas, como a americana, uma das maiores no amendoim, crescemos também. Importante perceber ainda que não estamos

atrasados em relação a eles, no que diz respeito ao nosso cultivo e manejo”, destacou.

A experiência permitiu identificar modelos que podem ser adaptadas à região. “Conhecemos o processo produtivo do amendoim nos Estados Unidos e observamos de perto práticas avançadas que podem agregar valor à nossa produção. Abordamos temas fundamentais como etapas de colheita, secagem, recebimento e produção de sementes. No roteiro, passamos pela Universidade da Geórgia e visitamos campos de produção, onde tivemos contato direto com produtores locais. A experiência nos permitiu identificar pontos específicos que podem ser adaptados à nossa realidade, contribuindo para a otimização do nosso processo produtivo. Avalio essa iniciativa como extremamente importante, pois além de nos fazer refletir sobre aspectos críticos da produção, também possibilita uma avaliação e comparação valiosas com um país que é referência mundial no cultivo de amendoim”, explicou Eduardo Maniezo Rodriguez, gerente de Tecnologia Agrícola e Inovação da Coplana.

Comentários (0)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *