Simulado de Emergência Coplana
News
Publicado em 16/07/2023 às 20h35, por: Coplana
Mais uma iniciativa visando à segurança no ambiente de trabalho e na comunidade
A Unidade de Grãos da Coplana, em Jaboticabal/SP, realizou, no dia 21 de outubro, um Simulado de Emergência, voltado para sua instalação de gás natural. O simulado é uma medida de segurança que objetiva o treinamento das equipes para o caso de uma situação de risco.
Além da Coplana, participaram o Corpo de Bombeiros de Jaboticabal, a Defesa Civil, o Plano de Auxílio Mútuo em Emergência (Pame), o Departamento de Trânsito, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as empresas Gás Local e White Martins.
Integrantes das empresa e órgãos envolvidos elaboraram um plano de ação para o atendimento emergencial dentro da Unidade de Grãos e também entre os moradores vizinhos. A partir do treinamento, as equipes estabelecem protocolos de ação, testam as operações e sua logística buscando, ao máximo, a aproximação com uma situação real. Os moradores vizinhos à Unidade de Grãos da Coplana foram cadastrados e convidados a participar. O toque das sirenes foi o início de todo o processo.
O encarregado da Segurança do Trabalho da Coplana, Mário Roberto Andrade, falou da sinergia entre as várias equipes. “Tivemos a oportunidade de realizar o simulando de emergência, em que foi possível envolver os órgãos públicos em prol da segurança da comunidade e dos colaboradores. Tivemos um resultado muito positivo, e na reunião de fechamento, identificamos o alto nível de cooperação entre todos os envolvidos na operação”, afirmou Mário.
O consultor Rafael Magi falou dos benefícios gerados pela iniciativa. “O treinamento é importante para, no caso de uma situação real, as pessoas saberem o que fazer. É necessário ter este parâmetro sobre qual vai ser o tempo de resposta no atendimento da ocorrência e sobre qual vai ser a função de cada um. Dessa forma, a Cooperativa e seus colaboradores estão preparados para a interação com o Samu, Bombeiros, entre outros órgãos, em caso de necessidade”, concluiu Magi.
Comentários (0)