Amostragem de solo: ferramenta fundamental para evitar desperdício de insumos
News
Publicado em 15/08/2023 às 10h00, por: Coplana
Quando o produtor lista as práticas essenciais para a lavoura, o serviço de Amostragem de Solo está entre as primeiras iniciativas. E somente uma amostragem bem-feita, realizada com a técnica correta, terá condições de levar a uma análise precisa sobre as características do solo.
“A amostragem permite a identificação dos níveis de nutrientes e o quanto o solo necessita de correção para que a cultura possa desenvolver-se adequadamente e ter sua produtividade”, afirma Eduardo Maniezo Rodriguez, gerente do departamento de Tecnologia Agrícola e Inovação da Coplana.
A amostragem de solo é uma ferramenta importante para o uso de insumos nas quantidades corretas e nas áreas onde realmente são necessários. Evita desperdícios nas aplicações, algo imprescindível diante dos preços dos produtos atualmente.
No dia a dia, é verdade que o produtor conhece o estado geral do solo ou dos solos em sua propriedade. Normalmente, utiliza como base o histórico da área. Porém, suas impressões podem não se confirmar. Além disso, as condições variam de um ano para o outro, até mesmo em função do manejo.
Além da amostragem comum, é possível fazer a amostragem georreferenciada, que irá explorar um número maior de pontos na mesa área. Portanto, irá trazer uma resposta mais precisa sobre quais medidas devem ser tomadas. Um mesmo talhão pode ter várias recomendações diferentes.
Com o serviço da Cooperativa, o produtor recebe o Mapa de Fertilidade, um relatório completo para guiar o uso dos insumos, de forma prática e objetiva.
Outra questão importante é garantir a qualidade das amostras, o que influencia diretamente no resultado. As amostras deverão ser representativas da área para que a recomendação das quantidades de adubo e calcário também esteja correta. Dessa forma, o conhecimento técnico durante a coleta faz a diferença nos dados obtidos, evitando gastos desnecessários.
A experiência do produtor
“É super importante e não tem como ficar sem. Não é possível estimar. Na Coplana, a amostragem de solo é feita com qualidade e é fundamental para a tomada de decisão. Sou sempre muito bem atendido. Eles [os técnicos] fazem tudo. Envio os mapas da área que quero que seja amostrada e também oriento a maneira como eu quero que seja feito. No meu caso, faço a amostragem georrefenciada, e a aplicação é em taxa variável. Em minha percepção, não há como ficar sem esse tipo de serviço. Com os altos preços dos insumos agora, é preciso otimizar os custos, e não se pode aplicar onde não é necessário, não se pode jogar fora. É inviável fazer a mesma dose para toda a área. A minha região não é “manchada” (que possui solos com grandes variações em suas características), mas ainda assim há diferenças no mesmo talhão. A gente não deixa de investir. Na agricultura de hoje não dá mais para trabalhar com estimativas.”
Mateus Carneiro
“Eu utilizo esse serviço da Coplana de Amostragem de Solo e entendo que é um serviço muito prático e importante. Anteriormente, a gente fazia a amostragem com equipe da propriedade, com a retirada da amostra, colocando em um saquinho e levando ao laboratório. Porém, o trabalho técnico não é única e exclusivamente do laboratório. Existe todo um conceito e um preparo. Uma vez que essa amostra seja retirada de forma incorreta na propriedade, vai condenar todo o resultado dentro do laboratório. O serviço da Coplana é de qualidade e com um custo acessível. Muito importante investir em uma boa amostragem de solo, tendo o resultado disso depois em uma análise assinada por um laboratório. O agrônomo vai estudar aquele resultado e dimensionar a quantidade correta de insumos que devemos usar. Hoje, com o preço da tonelada de adubo, a gente não pode colocar além do necessário, pois estaria jogando dinheiro fora.”
Maurício Palazzo Barbosa
Para esclarecimentos, converse com o seu Agrônomo ou entre em contato com o Departamento de Tecnologia Agrícola e Inovação: (16) 3251-9241.
Comentários (0)